Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

15 - CONHECENDO A PUGLIA DE NORTE A SUL


No norte da Puglia tem uma região fantástica que se chama Gargano. Fica na Província de Foggia, a porta de entrada da Puglia pra quem vem por via terrestre do norte da Itália ou do oeste do país, via Roma, Nápoles, ou Costa Amalfitana. O Gargano é um promontório, isto é,  um cabo elevado formado de rochas que avançam sobre o mar.  Em meio a enorme planície que é a Puglia, surge esta formação gigantesca de rocha calcária que abriga parques naturais, inúmeras cidades, povoados, santuários religiosos, lagoas, e praias fantásticas. Se você pretende conhecer o Gargano prepare-se para horas de viagem  através de estradas que serpenteiam precipícios, entram em túneis infinitos, costeiam plantações de tomates (a Puglia produz a maior parte do tomate consumido em toda a Itália), de seculares oliveiras (dizem que o melhor azeite de oliva extravirgem do mundo, com acidez quase zero, é produzido no Gargano), que passam dentro de bosques, e que pouco a pouco vão fazendo a gente descobrir praias quase secretas escondidas entre rochas. Os maiores centros urbanos do Gargano são Monte Sant’Angelo, San Giovanni Rotondo, Vieste e Peschici. Os dois primeiros ficam nas alturas, e longe do mar, no entanto, de Monte Sant’Angelo tem-se uma vista espetacular do Golfo da Manfredônia, cidade portuária muito importante para a região gargânica. Já San Giovanni Rotondo, lugar de peregrinação, é a cidade onde viveu, morreu e está enterrado Padre Pio, ou San Pio di Pietralcina, um dos santos da igreja católica mais adorados na Itália.  Monte Sant’Angelo, perto de San Giovanni Rotondo, também é um centro que atrai peregrinos, ali encontra-se o Santuário de São Miguel Arcanjo, que dá nome a cidade. Os outros dois centros, Vieste e Peschici,  são cidades frequentadíssimas no verão pelas excelentes praias, ficam sobre dois penhascos e ambas têm centros históricos belíssimos.  Além destes quatro lugares considerados símbolos do Gargano, pode-se visitar outras belas cidades em todo um dia de viagem pela região, quem gosta de caminhadas pode conhecer a Floresta Umbra, que apesar do nome, é na verdade um grande bosque de pinheiros e outras espécies.  Visitei o Gargano em julho do ano passado, e é realmente um espetáculo. Fiquem com algumas fotos que tirei por lá. No próximo post vou sugerir alguns roteiros por esta região.
Praias do Gargano


Vieste

Peschici


O famoso pão de Monte Sant'Angelo


Praias do Gargano


Monte Sant'Angelo

Cripta de Padre Pio em San Giovanni Rotondo

As estranhas formações rochosas da região


9 comentários:

  1. O blog eh uma ode ao bom gosto. Nao soh o tema, mas as cores, as fotos, a organizacao das imagens e do texto. Parabens! E obrigado por apresentar estah parte (ainda) deconhecida para mim. A Italia eh sempre apaixonante e poder descobrir uma outra regiao deste pais pelo seu blog estah sendo delicioso. Em breve estarei em Puglia pra conferir isso tudo de perto!!!

    ResponderExcluir
  2. Denise guia turística/bistoriadora/jornalista! lindo lindo! beijo dinda, saudade!

    ResponderExcluir
  3. Deni, tudo muito lindo. Uma extensão do que vimos nas proximidades de Bari(Otranto, Polignano,etc). Espero poder voltar pra conhecer Gargano tbm. Vamos lá ! Sem desculpas para postar as coisas da Puglia com mais frequência. Aguardamos outras belezas adriáticas. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar postar mais seguidamente, Claudia. Não quero decepcionar meus "leitores" (rsrs). um beijo, querida.

      Excluir
  4. Somos uma família de brasileiros e moramos na Suíça. Há 3 anos, no verão europeu, vamos sempre à Puglia. Conhecemos bem a região do Salento (LE), que é um espetáculo: praias maravilhosas que não deixam nada à dever ao Caribe, cidadezinhas e vilarejos medievais que deixam qualquer turista doido! Sem contar com as inúmeras festas locais diariamente à noite, que te fazem sentir vivo, com aquele ambiente típicamente italiano!
    Temperaturas em Julho de 41 à 45 graus. Já fizemos vários amigos por lá e não vemos a hora do verão chegar para irmos ao nosso "paraíso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Puglia é realmente tudo isso que você descreve, Catia. Um lugar maravilhoso, um paraíso ainda não massificado. Eu adoro o Salento, que muitos chamam de as Maldivas italianas pela cor da sua água, sem falar na beleza barroca de Lecce, e no delicioso pasticciotto leccese! Sugiro, se vocês ainda não conhecem, alguns dias no Gargano, praias maravilhosas, centros históricos pitorescos, vale a pena. E visitem também as cidades do Valle d'Itria: Alberobello, Locorotondo, Cisternino, Martina Franca, Ostuni...
      Proximamente pretendo publicar algo sobre essas cidades. Um abraço!

      Excluir
  5. Boa tarde! Vou conhecer a região da Puglia do dia 01.03 ao dia 06.03.2014 e gostaria de mais alguns detalhes, pois como voce informou logo no inicio, não é uma região muito conhecida.
    Pensei em ficar em Bitonto, mas voce tem uma sugestão onde eu ficaria melhor localizada para conhecer as cidades em volta?
    Gargano fica muito longe de Bitonto?
    O vinho Primitivo de Manduria é fabricado nessa região? Voce sabe como faço apra agendar uma visita a vinicula e degustação? Meu marido adora vinho e tenho certeza que seria o ponto alto dessa viagem para ele.
    Por favor, me de algumas dicas, pois estou fechando essa viagem e preciso de dicas para não fazer nada errado.

    ResponderExcluir