Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

quinta-feira, 1 de março de 2012

17 - VIAJANDO PELO GARGANO - PARTE 2

Onde foi mesmo que paramos no último post?!  Aaah! Pessoal ligado, hein? Isso mesmo, estávamos caminhando pelas ruelas do centro histórico de Vieste, aquela cidade maravilhosa do Gargano. Pois hoje continuamos o passeio ainda ali, porque depois de visitar a parte histórica, e comer, em um dos tantos restaurantes típicos, um bom orecchiette con ragù d'agnello (orecchiette -a massa da Puglia-com cozido de cordeiro), é hora de descer e conhecer a praia de Vieste que além da areia branquinha e do mar sensacional, tem uma montanha de pedra simplesmente cravada entre o mar e a areia, um verdadeiro capricho da natureza.





Terminada a visita nos dirigimos a Peschici, cidade de aproximadamente 5 mil habitantes, que fica a uns 35 km de Vieste. O centro histórico é bem menor que o de Vieste, mas não menos encantador, até porque ele termina literalmente num precipício.  É possível entrar de carro até o centro, depois de encontrar um lugar pra estacionar, caminhe muito, e leve em consideração que Peschici é mais alta que Vieste, e suas ruelas são muito mais íngrimes. O centro termina nas ruínas do castelo, como se vê na foto abaixo, a vista é realmente de tirar o fôlego.

Peschici também tem belas praias, e é um dos balneários mais concorridos no tórrido verão pugliese.



Saindo de Peschici vamos em direção a Rodi Garganico, cidadezinha de 3500 habitantes. Rodi tem duas praias, vindo de Peschici você chega pela praia de Levante, depois é preciso atravessar a cidade para poder chegar à outra praia chamada Ponente, e só assim continuar viagem.

Foto aérea de Rodi Garganico com as praias de Levante e Ponente. (foto Wikimedia Commons)


A estas alturas da viagem já estamos começando a abandonar o mar para poder sair do Gargano. A estrada agora passará em meio às plantações de tomates e oliveiras, e muitas são as cidadezinhas que se encontram no caminho: Carpino, Cagnano Varano, Sannicandro Garganico, Apricena. Essa parte baixa do Gargano tem dois lagos enormes,Varano e Lesina (é palavra proparoxítona, pronuncia-se Lésina), que estão separados do mar Adriático por uma estreita faixa de terra, e a paisagem é única. No lago de Lesina existe uma grande criação de enguias, e não é difícil imaginar qual é o prato típico local: minestra d'anguilla! (sopa de enguia). Considerada uma verdadeira iguaria, conta-se que esse prato era o preferido do Imperador Federico II (lembram dele?), no distante século XIII. 

Abaixo um mapinha que mostra os dois lagos, e assim vocês têm uma idéia de tudo o que já viajamos desde Margherita di Savoia.


É aqui, depois do lago de Varano que concluímos nosso roteiro de quase 200 km entre Margherita di Savoia onde iniciamos a viagem, e San Severo, onde pega-se novamente a superstrada 16 Bis pra retornar a Bari.

Se você puder dedicar dois dias pra conhecer o Gargano acrescente a este roteiro as cidades de Monte Sant'Angelo e San Giovanni Rotondo que citei no post Conhecendo a Puglia de Norte a Sul, sobre as quais falarei em breve.

Fiquem com mais fotos!

Peschici
Peschici

Peschici

Peschici

Peschici

Peschici

Peschici

Peschici

Peschici

Peschici

Lago de Varano, na parte inferior da foto o mar Adriático, separado do lago por aquela estreita faixa de terra.(foto web)

Lago di Lesina. Em primeiro plano a cidade de Lesina, depois o lago e o mar.

3 comentários:

  1. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1 de março de 2012 às 05:28

    Belíssimas as tuas fotos.Parabéns pelo blog.
    Conheço bem essa região, uma das mais bonitas da Italia.
    Tens muito o que ver e - por favor - escreve e fotografa tudo!
    Tenho também um blog sobre viagens. Penso que tenho um pequeno post sobre a Puglia. Quando puderes, visita-me: www.correndomundo.blogspot.comum
    Grande abraço e boa sorte aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Visitei teu blog, achei o post sobre a Puglia! E fiz outra descoberta: Rosário do Sul. Minha família materna é de lá, hoje moram poucos primos, passei muitas férias em Rosário, curtindo a praia das Areias Brancas.
      De agora em diante vou acompanhar tua viagens, e pode deixar que continuarei mostrando as belezas da Puglia! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Eu moro, uma parte do ano, no interior de Rosário do Sul (Touro Passo).Meu marido é do Meio Oeste dos USA, onde moramos outra parte do ano.
    Curte bem esses lughares.São lindos.
    Buona Fortuna! Baci

    ResponderExcluir