Terminada a visita nos dirigimos a Peschici, cidade de aproximadamente 5 mil habitantes, que fica a uns 35 km de Vieste. O centro histórico é bem menor que o de Vieste, mas não menos encantador, até porque ele termina literalmente num precipício. É possível entrar de carro até o centro, depois de encontrar um lugar pra estacionar, caminhe muito, e leve em consideração que Peschici é mais alta que Vieste, e suas ruelas são muito mais íngrimes. O centro termina nas ruínas do castelo, como se vê na foto abaixo, a vista é realmente de tirar o fôlego.
Peschici também tem belas praias, e é um dos balneários mais concorridos no tórrido verão pugliese.
Saindo de Peschici vamos em direção a Rodi Garganico, cidadezinha de 3500 habitantes. Rodi tem duas praias, vindo de Peschici você chega pela praia de Levante, depois é preciso atravessar a cidade para poder chegar à outra praia chamada Ponente, e só assim continuar viagem.
Foto aérea de Rodi Garganico com as praias de Levante e Ponente. (foto Wikimedia Commons)
A estas alturas da viagem já estamos começando a abandonar o mar para poder sair do Gargano. A estrada agora passará em meio às plantações de tomates e oliveiras, e muitas são as cidadezinhas que se encontram no caminho: Carpino, Cagnano Varano, Sannicandro Garganico, Apricena. Essa parte baixa do Gargano tem dois lagos enormes,Varano e Lesina (é palavra proparoxítona, pronuncia-se Lésina), que estão separados do mar Adriático por uma estreita faixa de terra, e a paisagem é única. No lago de Lesina existe uma grande criação de enguias, e não é difícil imaginar qual é o prato típico local: minestra d'anguilla! (sopa de enguia). Considerada uma verdadeira iguaria, conta-se que esse prato era o preferido do Imperador Federico II (lembram dele?), no distante século XIII.
Abaixo um mapinha que mostra os dois lagos, e assim vocês têm uma idéia de tudo o que já viajamos desde Margherita di Savoia.
É aqui, depois do lago de Varano que concluímos nosso roteiro de quase 200 km entre Margherita di Savoia onde iniciamos a viagem, e San Severo, onde pega-se novamente a superstrada 16 Bis pra retornar a Bari.
Se você puder dedicar dois dias pra conhecer o Gargano acrescente a este roteiro as cidades de Monte Sant'Angelo e San Giovanni Rotondo que citei no post Conhecendo a Puglia de Norte a Sul, sobre as quais falarei em breve.
Fiquem com mais fotos!
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Peschici
Lago de Varano, na parte inferior da foto o mar Adriático, separado do lago por aquela estreita faixa de terra.(foto web)
Lago di Lesina. Em primeiro plano a cidade de Lesina, depois o lago e o mar.
Belíssimas as tuas fotos.Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirConheço bem essa região, uma das mais bonitas da Italia.
Tens muito o que ver e - por favor - escreve e fotografa tudo!
Tenho também um blog sobre viagens. Penso que tenho um pequeno post sobre a Puglia. Quando puderes, visita-me: www.correndomundo.blogspot.comum
Grande abraço e boa sorte aí.
Olá! Visitei teu blog, achei o post sobre a Puglia! E fiz outra descoberta: Rosário do Sul. Minha família materna é de lá, hoje moram poucos primos, passei muitas férias em Rosário, curtindo a praia das Areias Brancas.
ExcluirDe agora em diante vou acompanhar tua viagens, e pode deixar que continuarei mostrando as belezas da Puglia! Um grande abraço!
Eu moro, uma parte do ano, no interior de Rosário do Sul (Touro Passo).Meu marido é do Meio Oeste dos USA, onde moramos outra parte do ano.
ResponderExcluirCurte bem esses lughares.São lindos.
Buona Fortuna! Baci