Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

20 - NOVE DE MAIO: FESTA DE SAN NICOLA

Pois estamos em plenos festejos de San Nicola, o santo padroeiro de Bari (lembram do post sobre o Papai Noel que escrevi em dezembro? Lá eu contei a história do Santo, que foi Arcebispo de Mira, na Turquia, e que é venerado por católicos e ortodoxos). Bari para nestes três dias de festa em homenagem ao seu Santo. Hoje, dia 9, é o dia da traslazione, isto é, o dia em que os 62 marinheiros bareses, em 1087, trouxeram o corpo de San Nicola para ficar definitivamente na cidade.

A festa dura três dias. Começa no dia 7 com o corteo, um desfile pelo centro de Bari  com a presença de centenas de figurantes representando a vida do santo, até a chegada do barco trazendo seus restos mortais.  Geralmente escolhem um diretor de teatro para organizar este evento, fazem testes para escolher os participantes, confeccionam figurinos, ensaiam, enfim, tentam fazer uma bela produção, porém para quem está acostumado a ver desfiles de escolas de samba, o desfile de San Nicola deixa muito (mas muito!) a desejar.  No dia 8 a Basílica abre às 5:00 da manhã para a primeira missa, e até às 13:00 missas são realizadas de hora em hora. Às 6:45 sai a procissão pelas ruas de Bari Vecchia. Levam o santo, não a passo solene, mas sim dançando e pulando, até o porto, para a procissão marítima. No fim da tarde ao retornar a imagem, agora sim em procissão solene, ela é colocada na Piazza del Ferrarese, na entrada de Bari Vecchia, e se realiza ali uma grande missa ao ar livre. No último dia, que é o aniversário da traslazione, depois de diversas missas, o arcebispo de Bari faz a extração da Manna, o líquido que surge todos os anos no túmulo de San Nicola, e que é considerado um milagre do santo. Depois, essa Manna será devidamente engarrafada e o vidro adorado pelos devotos. O final da festa, como não poderia deixar de ser, termina com um espetacular show de fogos de artifício.

Mas é preciso dizer que durante a festa a cidade recebe milhares de turistas e peregrinos que vêm de várias partes da Itália, e principalmente da Europa Oriental, afinal San Nicola é o santo da união entre Oriente e Ocidente. Da Itália chegam muitos peregrinos a pé, como um grupo de 82 pessoas que caminhou 450 kms desde Abruzzo. Da Europa Oriental, em especial da Rússia, os devotos chegam por terra, ar e mar. É uma verdadeira invasão, hotéis lotados, cidade intransitável literalmente, pois a polícia fecha ao trânsito Bari Vecchia (que é o centro histórico) e o Muratiano  (o bairro central que fica fora da antiga muralha). A língua que mais se escuta é o russo, seguido de outras línguas eslavas irreconhecíveis. Os vendedores de comida e bebida se espalham como praga por todo o centro, são as chamadas bancarelle, regulares ou irregulares, não importa, nestes três dias se come muita sgagliozza (polenta frita), panzerotto (pastel frito), focaccia barese (a melhor!), espetinhos de carne e de polvo (alguns duvidosos), e polvo grelhado, tudo regado a birra Peroni, a cerveja local, considerada por TODOS os bareses a melhor cerveja do mundo! Quem é gaúcho sabe do que eu estou falando, quem não conhece a Polar?!
A imagem dentro da Basílica

Início da procissão



Concentração para o Corteo

Passagem do Corteo pelo Corso Vittorio Emanuele, centro de Bari.

Todos querem um San Nicola pra levar como lembrança.

Garrafa contendo a Manna de San Nicola (foto da Web)

Vai um espetinho?!

Panzerotti e birra Peroni (foto do blog www.cucinamente.it)



3 comentários:

  1. I am your lucky 13th follower! Would you like to follow me back?
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Salve,

    muito bacana encontrar o seu blog. Espero que vc continue escrevendo, pois vi que os últimos posts são de 2012... Cheguei a Bari há um mês para ficar por um ano, minha esposa só chega daqui a dois meses e fico feliz que existam mais... brasileiros, ou pessoas que falam português por aqui. Esse post só me deixou ainda mais ansioso para ver o S. Nicola ao vivo.

    Abraço!

    ResponderExcluir