Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

25 - O CÉU DE ADELFIA


Este post é para homenagear o céu da minha Adelfia, esta tranquila e simpática cidadezinha da província de Bari, onde vim parar de mala, cuia e cachorro há quase três anos atrás. Já falei dela nos posts  1,  2, 3 e 19, e quem estiver entrando pela primeira vez no blog pode dar uma olhada para conhecer um pouco da história e costumes deste lugarzinho rodeado de vinhedos e oliveiras, e que tem um céu espetacular. Amo o pôr-do-sol daqui, e me sinto privilegiada porque o terraço aqui de casa (todas as casas têm terraço ou "laje" por aqui, não é esnobismo, é uma tradição das construções do sul do mediterrâneo) fica de frente para o pôr-do-sol, no "pacote", além do sol, vêm também as antenas de TV, que são milhares espalhadas por toda a cidade, e que dá pra ver em todas as fotos. 
No verão e na primavera este céu nos brinda com verdadeiros espetáculos, que tento conservar na retina, na lembrança, e em fotos. Tenho muitas e muitas fotos deste céu iluminado, vivo, que às vezes parece pegar fogo.  E hoje deixo aqui uma pequena mostra desta beleza.  
 


 
 


5 comentários:

  1. Deni: Estas fotos son de una belleza que emociona, como también emociona el amor que sientes por tu tierra y tu ciudad. Felicidades!
    Y muchas gracias por ocupar ese número (tan redondo) de mis "Seguidores": 1.500.
    Un cálido abrazo desde Madrid.

    ResponderExcluir
  2. Me encanta Italia, siempre me llamo la atención, empezando por su forma geográfica y mucho más al adentrarme en sus calles, paisajes y costumbres, no he tenido el placer de conocerla, pero no descarto esa posibilidad, gracias por acercarme un poquito a ella.

    Un saludo desde Jaén
    http://eltinterodeunaescritoraamparodonaire.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  3. Desejo conhecer Adelfia , porque me correspondo com uma pessoa no meu facebook . Meu Deus ! Que vontade imensa de conhecer este lugar . Espero conseguir . Pace e bene !

    ResponderExcluir