Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

06 - BARI VECCHIA

Bari Vecchia, também chamada de “città antica”, ou ainda “centro storico”, é um mergulho naquilo que se pode chamar  a Bari profunda,  a identidade da cidade.  É ali que  podemos conhecer realmente a essência de Bari.   Bari Vecchia é autêntica,  é popular, pelas ruas as pessoas gritam,  falam alto,  falam em dialeto,  cantam, vendem polenta frita e espetinhos de peixe ou carne.  A rua é a sala de estar dos seus habitantes.  É na rua que as mulheres  fazem e vendem o orecchiete  -a massa típica da Puglia que tem a forma de uma orelhinha-, é na rua onde as crianças brincam, porque as casas não têm pátio ou jardim. Nesta zona medieval  que mais parece um laberinto  não existem calçadas, as portas se abrem sobre a rua, os carros, quando a largura permite,  passam quase tocando as paredes.  Motinhos e lambretas  vão e vem incessantemente, e em alta velocidade, roçando os turistas que descem de algum cruzeiro pra visitar o bairro.  Os moradores são obrigados a varrer e lavar a rua várias vezes ao dia pra evitar que o pó e a sujeira entrem dentro das casas, que têm apenas a porta de entrada, e portanto pecisam ficar abertas constantemente pra que possa haver  ventilação, apenas uma cortina separa a rua da parte interna da casa.  Nos dias quentes de verão as famílias jantam fora, isso quer dizer que colocam a mesa  em plena rua, ou então levam mesa e cadeiras até o outro lado da muralha que separa Bari Vecchia do mar, e na calçada sobre a avenida beira mar, o Lungomare, elas jantam.  Bari Vecchia foi sempre protegida pelas muralhas e ainda  conserva uma grande parte dela, lugar lindo pra caminhar e ter uma bela vista do mar Adriático. Dentro  desta encantadora cidade antiga estão inúmeras igrejas, todas belíssimas, entre elas se destacam a Catedral de San Sabino e a Basílica de San Nicola, dedicada ao patrono da cidade,  ambas do século XII, e grandes expressões do estilo românico pugliese. Outro monumento importante é o Castelo Svevo, construído pelo imperador Federico II no século XIII , alguns museus,  e a  Faculdade de Estudos Clássicos da Universidade de Bari .  O bairro é também repleto de bares e restaurantes,  alguns muito típicos, outros modernos, a vida noturna é intensa durante todo o ano, com muitos espetáculos  ao ar livre nas praças Ferrarese e Mercantile. Bari Vecchia é o espaço mais democrático da cidade, pois é frequentada não só pelos seus moradores como também pelos habitantes de toda Bari, e é ponto  obrigatório para os turistas.
Repito a foto aérea de Bari que usei no post anterior porque mostra praticamente Bari Vecchia inteira. À esquerda no canto inferior da foto se vê a Basílica de San Nicola, mais ao centro a igreja que se destaca é a Catedral de San Sabino. (Foto:web by Giuseppe B.)

As casas de Bari Vecchia

Loja de artesanato típico perto da Basílica, é aqui que se compra, como recordação, a imagem de San Nicola, o padroeiro da cidade, ou a cerâmica típica de Bari que tem um galinho como símbolo.

O burburinho de Bari Vecchia à noite.

Preparação do cortejo medieval de San Nicola em frente ao castelo Svevo.

Moradoras de Bari Vecchia fazendo o orecchiette na frente de suas casas.

O mar Adriático visto do passeio sobre a muralha.

Basílica de San Nicola

2 comentários:

  1. Oi Denise,
    Estou curtindo muito teu blog. Viajo novamente e lembro de lugares que muitas vezes ficam perdidos nas lembranças.
    P.S. Gostei muito da turista que aparece caminhando entre as "orecchiettenses"....
    Beijo Bela

    ResponderExcluir
  2. Bela! Que bom que tu está acompanhando o blog, fico motivada a escrever mais, já que tenho "meus leitores", rsrsrs!
    P.S. Escolhi a dedo a foto da turista! rsrsrs!
    um beijão!

    ResponderExcluir