Ele foi realmente o cara! Conhecido pelo apelido de stupor mundi, a maravilha do mundo, fez do seu reino um lugar de encontro entre as culturas grega, latina, árabe e hebraica. Foi um rei intelectual que falava nove idiomas, estudava filosofia, astrologia, matemática, medicina e ciências naturais. Criou em Nápoles, em 1225, a primeira Universidade pública e laica do Ocidente. Todo o sul da Itália tem herança dos tempos de Federico II, que reinou na Idade Média, foi coroado rei no ano 1198, com apenas 4 anos de idade, e reinou até sua morte em 1250. Se chamava Federico Ruggero Hohenstaufen, descendia pelo lado paterno da nobre família sveva dos Hohenstaufen, e pelo lado materno descendia da dinastia normanna dos Altavilla que reinavam na Sicília.
O nascimento de Federico II é uma história que me impressionou desde a primeira vez que a li.
Conta-se que a mãe de Federico, a imperatriz Constanza D’Altavilla, filha do rei da Sicília, Ruggero II, passava pela cidade de Jesi, na região do Marche, dirigindo-se a Palermo pra encontrar o marido, Enrico VI, que havia sido coroado rei no dia anterior, dia de Natal. A gravidez de Constanza era motivo de desconfiança por parte da população, já que a imperatriz tinha uma idade avançada, assim, foi montado uma espécie de coreto no centro da praça de Jesi e a imperatriz foi obrigada a dar à luz publicamente, única forma de mostrar ao povo que aquele que nascia era realmente o herdeiro do trono. Como se diz em italiano, povera donna!, traumatizada pro resto dos seus dias.
Federico ficou órfão aos quatro anos, e já coroado rei da Sicília, ficou sob a tutela do papa Inocêncio III. Em 1212 foi coroado rei da Alemanha e Imperador do Sacro Romano Império, e em 1225, rei de Jerusalém. Pelos seus títulos é possível entender a extensão dos seus domínios. Mas foi a Puglia que Federico escolheu para viver a maior parte da sua vida. Amado e odiado, aqui deixou além de castelos, tantas histórias e tantas lendas.
Amanhã conto mais sobre ele, e mostro a sua mais bela obra arquitetônica na Puglia.
Neste mapa, que mostra todas as regiões da Itália, é possível ver a região do Marche, perto da Umbria, onde nasceu Federico II.
Entardecer no Castelo Svevo de Trani
stellawineco@gmail.com
ResponderExcluirTambem acho que Federico II foi O CARA!!!