Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

12 - LA BEFANA


Bem, aqui estou eu de volta, deixei o blog um pouco abandonado por causa do trabalho e das festas de fim de ano.  Mas ainda dá tempo de dizer Feliz Ano Novo pra todo mundo. E como eu sou uma pessoa positiva e otimista, e tenho a tendência a acreditar (ainda) no ser humano, quero sonhar com um 2012 bem bacana e bem humano, no sentido que aprendi quando era pequena, o de bondade, generosidade, compreensão e tolerância. Terminada a introdução,  hoje eu precisava escrever pra contar sobre a Befana, o personagem principal do dia 6 de janeiro em toda a Itália. Dia 6 de janeiro é o Dia de Reis, todo o mundo cristão sabe disso, na Itália também se festeja os reis magos, porém quem traz os presentes não são eles e sim a Befana.  Uma espécie de bruxa boa que chega voando numa vassoura trazendo nas costas um saco com presentes pras crianças que se comportaram, e carvão pras que foram mazinhas.  No período natalino a criançada manda a tradicional carta pedindo os brinquedos pra Befana, e não pro Papai Noel, ou ainda pros Reis Magos como se faz na Espanha.  A tradição da Befana é muito antiga, e possivelmente está ligada a tradições pagãs da época do Império Romano.  Na décima segunda noite após o solstício de inverno os romanos celebravam a morte e o renascimento da natureza através de uma figura pagã chamada Madre Natura. Acreditavam que nas doze noites após o solstício figuras femininas voassem sobre os campos recém semeados garantindo assim uma boa colheita. Essa crença foi fortemente condenada pela igreja depois da cristianização do Império Romano, e assim pra que sobrevivesse até hoje sofreu  muitas variações chegando na Idade Média à figura da atual Befana. A palavra é uma corruptela de “epifânia” que significa revelação ou manifestação, e é como se chama o dia 6 de janeiro na Itália: l'Epifania.  Como a igreja nunca conseguiu acabar com a tradição da Befana criou-se uma visão “cristianizada” que conta que os Reis Magos não encontrando o caminho de Belém pediram ajuda à uma senhora idosa (a Befana é sempre representada por uma velha), que se negou a ajudá-los, porém arrependendo-se decidiu procurá-los batendo de casa em casa entregando doces às crianças que encontrava, na esperança de que uma delas fosse o menino Jesus. E essa história terá também outras tantas versões.  Mas  no final das contas, ou a Befana, ou o Papai Noel, ou os Reis Magos, a idéia é sempre a de presentear.  Atualmente se faz a troca de presentes na noite do dia 24, e no dia da Befana se presenteia de novo somente as crianças. Também é um costume generalizado presentear meias cheias de doces e chocolates, neste caso até os adultos entram na brincadeira.
 "Befanas" nos mercados de rua.


Uma rua da cidade de Urbania, na região do Marche, preparada pra receber a Befana.

4 comentários:

  1. diinda! lembro quando tu me explicou esta história! sinto saudades do tempo que passei aí contigo! adorei o blog! (atrasada, mas de coração!) beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Deni: mto bacana esse teu blog. Bacana é pouco, vamos qualificar melhor: informativo, divertido, inteligente, espirituoso, curioso, cultural. Digno da nossa embaixatriz. Qualquer dia passo por aí pra conferir "in loco" tuas dicas.
    Essa história da Befana lembra um pouco a tradição do dia das bruxas, não?
    Gde abraço
    Ben-Hur

    ResponderExcluir
  3. Oh, que surpresa! Meu homeopata preferido!
    Ben-Hur, eu acho bom tu começar uma campanha junto a comunidade italiana pra que eu seja definitivamente nomeada embaixatriz da Puglia em Porto Alegre, afinal tu lançou a ideia! Legal que tu tá acompanhando o blog. Vem conhecer a Puglia, tu vai adorar!
    Sobre a tradição da Befana, lembra bastante sim o dia das bruxas.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Deni, que bacana seu blog! Não conhecia a região e é ótimo saber dela e de seus costumes! bjss

    ResponderExcluir