Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

14 - CARNAVAL NA PUGLIA

Pois é, sei que um blog deveria ser atualizado com uma frequência bem maior do que atualizo o meu, e ainda mais um blog que se chama "Diário" de Bari. Realmente era pra escrever todos os dias! Tá bem, mas não consigo, não tenho tempo, me perco nas outras tantas coisas que tenho pra escrever, e quando me dou conta já passou quase um mês desde a última postagem. Me perdoem!
Pra não deixar o carnaval passar em brancas nuvens, gostaria de dizer que o carnaval na Itália não se resume só ao de Veneza, além dele tem outros dois muito famosos no país, o de Viareggio, na Toscana, e o de Putignano, aqui na província de Bari. Viram? Olha a Puglia aí, geeeeente!!!

O Carnaval de Putignano é um dos mais antigos da Europa, começou a ser festejado em 1394, e é também o mais longo, as festividades começam no dia 26 de dezembro quando se faz uma cerimônia chamada scambio del cero, na qual as pessoas doam uma vela à igreja pedindo perdão pelos pecados que serão cometidos durante o carnaval, e termina na terça-feira gorda.  É famoso também pelos seus carros alegóricos feitos de papel machê, "cartapesta" em italiano, confeccionados por artesãos locais.
Estive  uma vez no carnaval de Putignano, e é bastante curioso,  os carros são muito bem feitos, a participação popular é grande, mas não chega a empolgar, talvez porque sou brasileira apaixonada pelo carnaval do Rio de Janeiro e pelas Escolas de Samba.  Aqui estão algumas fotos feitas em 2007 no desfile de carros alegóricos.





Um comentário:

  1. hahaha!Essa última foto é muito engraçada!
    e parabéns mesmo pelo Blog,as fotos são Perfeitas !

    ResponderExcluir