Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

07 - CHE SI MANGIA OGGI?

Hoje quero falar de comida!  Já não via a hora de fazer um post sobre a gastronomia da Puglia, por mim teria feito no segundo dia mas antes era preciso falar um pouco das minhas cidades adotivas, Adelfia e Bari, até pra fazer valer o nome do Blog também.

Acho que todo mundo sabe que a comida na Itália é um patrimônio cultural, comida é quase uma religião, o povo tem verdadeira devoção pela boa mesa.  Quando vim pra cá estranhava uma pergunta que ouvia insistentemente todos os dias: Che si mangia oggi? (o que se come hoje?) . No início pensava  que me perguntavam porque queriam saber  se eu,  por ser brasileira, cozinhava algo raro, exótico, ou indo um pouco mais além, já pensando de forma maldosa eu me dizia: “ihhh!!!esse povo tá querendo saber se eu sei cozinhar”, ou então porque queriam bisbilhotar a vida dos outros.  Depois de um tempinho me dei conta que a pergunta era dirigida pra todos,  no bar, na rua quando se encontrava um conhecido, na fila do  supermercado, até o frentista do posto de gasolina depois de receber o pagamento e antes de dizer ciao, arrivederci, vinha com a pergunta: che si mangia oggi? Foi aí que comecei a entender a importância da comida pra eles,  comer é o momento mais importante do dia e é sagrado.  Mas o ritual não parava na pergunta, a resposta trazia uma descrição elaboradíssima do que comeriam como primeiro e segundo pratos.  Cada  prato tem seu nome próprio, não se pode dizer simplesmente: massa! É preciso dizer o nome da massa, tipo: cavatelli ai frutti di mare, ou orecchiette al cime di rape, se a gente diz orecchiette, perguntam de que forma será preparado.  As massas, por exemplo, têm um tipo de preparação pra cada uma e são milhares de tipos,  não se resumem em spaghetti, fettuccine, penne, cappelletti, ravioli, gnocchi (nhoque), lasagna, cannelloni,  pra citar aquelas que lembro nos supermercados brasileiros. Então é preciso aprender que ao estilo aglio e olio, por exemplo, só se pode fazer  o spaghetti,  que alla carbonara só vai bem com fettuccine e spaghetti, e assim por diante... É preciso anos pra aprender tudo isso! Eu estou no pré-primário da cozinha italiana, quem sabe dentro de mais alguns anos eu consiga dizer  rapidamente e em detalhes che si mangia oggi!
Aqui ficam algumas dicas do que comer em Bari, aquilo que é típico da Puglia. E amanhã conto mais!





Em primeiríssimo lugar a focaccia, que é o lanche de todas as horas.Tá na rua e falta ainda um tempo pro almoço? Entre numa focacceria e peça a tradicional, com tomate e azeitona,  a focaccia tem batata na mistura da massa e é uma delícia. Também substitui tranquilamente o almoço, e um pedaço custa entre 1 euro e 1 euro e 50 centavos.
(foto: web)
Se preferir provar a autêntica pizza barese, indico duas pizzarias impressionantemente boas:  
1. Al Bucco, na  Via  NITTO DE ROSSI 2/a, aqui o site:   http://www.pizzerialbuco.com/    - quem gosta de verdura sugiro a pizza de cime di rape, e tem também a de sponzale (cebolinha) con ricotta dura, que é sensacional! Mas antes peça o delicioso antispasto!
2. Da Donato, na Via SAGARRIGA VISCONTI, 13, aqui tem um link que fala deles: http://www.oraviaggiando.it/Ristorante-Pizzeria-Da-Donato-Bari-Ristoranti-tipici-regionali-S26845.html , o antipasto é também maravilhoso!
(foto: web)
Se quiser provar a massa típica, o orecchiette, o mais tradicional é pedir al cime di rape, uma verdura da família do brócoli, porém a parte que se prepara são as folhas que são muito longas.
Outros dois pratos tradicionais são riso, patate e cozze (arroz, batata e marisco), e fave e cicoria (fava com chicória).
Riso, patate e cozze  (foto: web)
Fave e cicoria  (foto: web)



8 comentários:

  1. Oi guria esta conversa da muita fome...bj parabens

    ResponderExcluir
  2. Hummm!!!... que saudades do orecchiette que só
    a "chef" Deni sabe preparar !!!...bjs
    Mamy

    ResponderExcluir
  3. Ei! Quem foi que disse aí em cima que essa conversa dá muita fome? Esqueceu de assinar! De qualquer forma, um beijo também e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Mamy, alguma coisa eu tinha que ter aprendido depois de dois anos aqui! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. DEnise, minha querida!! Que graça este blog!!! Adorei!! Ah, estão faltando as receitas desses pratos divinos; pesquisa e posta, por favor! Grande beijo! Fátima Áli

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise
    Vou passar teu blog para o Walter. Ele anda entusiasmado com a focaccia. Fez pesquisas "internacionais" e até já preparou várias modalidades. Ganhei uma de presente e estava muito boa. Acho que ele vai curtir muito teu blog.
    Beijo Bela

    ResponderExcluir
  7. Fátima, que bom, tu também tá lendo o blog! logo logo vou postar algumas receitas! Um beijão, querida!

    ResponderExcluir
  8. Bela, que legal, passa pra ele sim! A propósito, acho que continuo devendo pro Walter a famosa receita do Potaje de Garbanzos, o cozido espanhol de grão-de-bico.

    ResponderExcluir