Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

10 - PUGLIA - UM POUCO DE HISTÓRIA

Meus conhecimentos sobre a história da Itália sempre se limitaram ao Império Romano, ao Renascimento, à Unificação (acho que por causa do Garibaldi), e à participação da Itália na Segunda Guerra Mundial.  Nunca fui além daquilo que estudei no colégio.  Quando vim pra Puglia comecei a ouvir dezenas de nomes e referências completamente desconhecidos pra mim.  No centro de Bari, por exemplo, se encontra o Castelo Normanno-Svevo, de Federico II.  - E quem é o tal Federico II? perguntei. –Ma come? Non sai?!!! Então, pra evitar caras de espanto, e como sou muuuiiito curiosa decidi começar a estudar um pouco a história da região, história que também se confunde com outras partes do sul da Itália. Descobri que a quantidade de informação é interminável!  Mas não se preocupem, pois não pretendo aprofundar, até porque não sou professora de história, e nem este é um blog sobre o assunto. Mas acho que um mínimo de conhecimento não faz mal a ninguém, não é mesmo?

A formação da Puglia, assim como a de toda a Europa, é o resultado da mistura de povos que invadiram este território e deixaram vestígios por todas as partes. Os primeiros que desembarcaram na Puglia foram os Iapigi ou Japigi, provenientes do outro lado do Adriático, mais ou menos onde hoje é a Albânia e Montenegro, deu pra se localizar?  Isto aconteceu há uns dois mil anos a. C. Este povo misturou-se aos “nativos” da região e deram origem a outros três grupos étnicos: os dauni, os peucezi  e os messapi. Respectivamente os dauni ocuparam a parte da Puglia que hoje é a província de Foggia, os peceuzi, a parte que hoje envolve as províncias de Bari e Barletta-Andria-Trani, e os messapi a parte sul, chamada Salento, uma sub-região geográfica onde se encontram as províncias de Lecce, Brindisi e Taranto.   Aí está o mapa pra ajudar!

O nome Puglia vem do povo Iapigi, que os romanos em latim chamaram de Apuli, e a região, consequentemente, Apulia.  Em português o nome se manteve como em latim, e em italiano passou a ser Puglia. Mas continuando nossa historinha, a partir do século VIII a. C. chegaram os gregos e se estabeleceram na região do Salento, principalmente onde hoje é a província de Taranto, e fundaram ali, em 706 a.C. um importante porto comercial. Essa parte da Puglia era e ainda é chamada Magna Grecia. Algumas cidadezinhas ainda conservam dialetos que têm origem no grego antigo.

Os romanos conquistaram a região em 260 a.C., e um dos seus grandes objetivos foi dominar o porto de Brindisi, um importante caminho pra conquista romana dos balcãs e da Grécia. A Puglia foi uma região muito estratégica pra expansão do Império Romano, tanto que a famosa via Appia que começava em Roma vinha até Brindisi.





                             Em branco o traçado da Via Appia, e em rosa a Via Trajana, que passava por Bari.


Após a queda do Império Romano do Ocidente em 470 d.C. (restando apenas o Império do Oriente que tinha Constantinopla como capital) a Puglia foi invadida por bizantinos, bárbaros e árabes.  Em 870 d.C. Bari foi totalmente conquistada pelos bizantinos e se transformou no maior centro político, militar e comercial do Império Romano do Oriente, na Itália, é o período em que trouxeram o corpo de San Nicola pra Bari, lembram do post anterior? Enquanto isso Taranto tinha sido dominada pelos árabes que ali haviam instituído um emirado.  Em 1070 d.C. dois povos bárbaros, os longobardi (estabelecidos no norte da atual Alemanha) e os  normanni (bárbaros escandinavos), venceram os bizantinos, mandaram os árabes pra casa, e se apoderaram da Puglia.  Após a queda dos normanni , por volta de 1200 d.C. a Puglia passa ao domínio dos svevi, outro povo bárbaro germânico que habitava o sul da atual Alemanha, onde se encontra o estado da Baviera.  Os svevi  trouxeram à região um grande crescimento e esplendor artístico e cultural através do imperador Federico II.  Taí! Depois desse micro-resumo histórico, que nem doeu, né? Chegamos no grande Federico II, e ele é o assunto de amanhã.
A dopo!




Sítio arqueológico de Egnazia, na província de Brindisi, são restos da civilização Messápica.

Escultura em mármore do séc.IV a.C., obra da civilização daunia. (Foto by Maredentro)

Ruínas do anfiteatro romano no centro da cidade de Lecce, na região do Salento, sul da Puglia.


5 comentários:

  1. Muito legal. Denise tb e cultura! Adorei os mapas. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bah Deni, adorei esse resumo histórico. Sinto-me muito previlegiada de ter visitado alguns dos lugares mencionados...e seguir através dos mapas os caminhos percorridos. Além disso, tenho fotinho neste anfiteatro romano em Lecce, isso não é o máximo? Aguardo próximo capítulo.
    Bjos profe.
    Claudia Pagnoncelli

    ResponderExcluir
  3. ......."privilegiada", OK?
    (dá pra corrigir depois de postar, ou acrescentar comentários no texto publicado?)
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Claudia, eu não sei muito bem como funciona os comentários, mas acho que tem que ter a possibilidade da pessoa que postou o comentário apagá-lo e reescrevê-lo. Já postei o "próximo capítulo", sobre Federico II. Um beijo, querida aluna!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani, estou indo passar um tempinho em Bari para tratar da minha cidadania italiana, fiquei super animada quando vi seu post, mas também vi que é de 2011... voce ainda está em Bari? Queria umas dicas!!!!!!

    ResponderExcluir