Quando eu dizia, há dois anos atrás, que vinha morar em Bari, muitos perguntavam
espantados: "- Em Bali?! Por que tão longe?", ou então: "Bari...
Bariloche?". Não bastava dizer somente Bari, tinha que dar as coordenadas
geográficas: sul da Itália, no salto da bota, às margens do mar Adriático, com
vista pra Grécia e pra Albânia, só assim ia situando um pouco as pessoas. Hoje
estou aqui, em Bari, capital da Puglia, e finalmente decidi contar parte dessa
aventura. Este blog vai ser uma espécie de colcha de retalhos, se eu tiver tempo
pretendo falar de tudo que gosto e me interesso, mas quero principalmente falar
desta terra fantástica. Bem-vindos!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

16 - VIAJANDO PELO GARGANO – PARTE 1

Continuando a falar da região do Gargano, tema do último post, tenho algumas sugestões de roteiros para os curiosos que gostam de descobrir lugares novos. Vamos começar fazendo o roteiro de todo um dia de viagem.
Saindo de Bari, pegando a estrada Bari-Foggia (chama-se super strada 16 BIS, evite a autoestrada pra não ter que pagar pedágio), entra-se à direita depois da cidade de Barletta, na estrada que leva à Margherita di Savoia, que é um balneário  muito conhecido pelas águas termais. As suas praias não são “aquele” espetáculo comparadas as que virão depois, mas a parada ali é estratégica pra comer o melhor cornetto alla crema (croissant com creme) de toda a Itália, é sério, podem acreditar, é um espetáculo! Perguntem pela confeitaria Fiamma que fica na rua principal, no centro da cidade. Dali, seguindo sempre por estradas secundárias e sempre costeando o mar, passando ao lado de altas salinas, pois a zona é importante produtora de sal, chega-se à pequena Siponto.  Na verdade aqui vale à pena parar pra conhecer a Basílica de Santa Maria de Siponto, que fica na própria estrada, é só descer do carro e entrar nesta pequena jóia do românico-pugliese, que tem mil anos de existência. Além disso, nada melhor que poder unir praia com cultura e história. Ao lado da Basílica encontra-se uma área arqueológica com as ruínas de uma igreja paleocristã construída no final do século IV,  período em que o cristianismo era proibido no Império Romano. O lugar é aberto ao público de segunda a sábado das 9.30 às 13.00, e domingos das 10.00 às 16.00, a entrada é gratuita.
Retomando a viagem, em alguns minutos chega-se a Manfredonia,  cidade que fica no Golfo do mesmo nome. Com seus 57 mil habitantes é um centro importante pra região, por causa do seu porto, e é a última parada antes de começar a subida para visitar as cidades que estão na parte alta do Gargano, a 800 metros de altitude.  Depois de Manfredonia a estrada é cheia de curvas, túneis, precipícios e paisagens deslumbrantes. A primeira parada é Mattinata, lá de cima, por uma estrada de chão é possível alcançar a praia de Vignanotica com seus enormes paredões de pedra calcária que invadem o mar. Se o seu roteiro é de apenas um dia, lamento ser desmancha prazer, mas não vai dar tempo de visitar esta praia, lá do alto você poderá, pelo menos, tirar lindas fotos e levar como recordação!   Depois de Mattinata, percorrendo uns 50 km chega-se a Vieste. Visita obrigatória! A cidade tem um centro histórico labiríntico que fica sobre um penhasco, e no fim de cada ruela,  você vê a imensidão do mar Adriático às vezes turquesa, às vezes esmeralda. Deslumbrante! Caminha-se muito, e  esteja preparado pro sobe-e-desce. Vieste é toda feita de ladeiras e escadarias.




Bem, continuaremos este roteiro no próximo post. Curtam algumas fotos desta viagem!
(Como não estive em Vignanotica, já que fiz o roteiro de um dia, coloco as fotos que ganhei do meu amigo Tonino, professor e fotógrafo, que conhece o Gargano melhor do que ninguém!)


Mapinha com os lugares do nosso roteiro

Praia de Margherita di Savoia.  Não me perguntem o que a bandeira do Brasil faz ali.

Salinas entre Margherita di Savoia e Siponto.

Basílica de Santa Maria de Siponto.

Ruínas da igreja do séc.IV, ao lado da Basílica de Santa Maria.

Castelo Svevo de Manfredonia. (Foto web)

Vista de Manfredonia. (Foto web)


Praia de Vignanotica (Foto de Antonio Notariello)

Vignanotica (Foto de Antonio Notariello)

Vignanotica (Foto de Antonio Notariello)

Vignanotica (Foto de Antonio Notariello)

Vieste (foto web)

Vieste - Centro histórico

Vieste e suas encantadoras ruas do centro histórico

Vieste - Entenderam a mensagem? Calçados confortáveis e muita disposição!

Sacadas floridas de Vieste



9 comentários:

  1. Verdadeiramente fantástico De! Obrigado pelas lindas imagens e por fazer com que viaje um pouco além do Atlântico por teu intermédio! Um verdadeiro encantamento por tudo! Bjão. Nando

    ResponderExcluir
  2. Nando, o blog surgiu da ideia de compartilhar, de contar os lugares que eu vou descobrindo. E acho legal que as pessoas estejam curtindo, conhecendo, descobrindo este pedaço da Itália que é pouco divulgado. Um beijão pra ti também.

    ResponderExcluir
  3. Ai! Eu quero conhecer Vieste, Vignanotica e todo o resto!! Lindas fotos, amiga. Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Como é lindo esta parte da Itália..também vou querer conhecer.Estivemos em setembro ai mas visistamos a região central e norte da Itália.Continua postando..adoro fotos!!! bjão

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu nunca tinha parado pra procurar coisas sobre esta parte da Italia. Estou cada vez mais apaixonado. Muito melhor do que Bali ou Bariloche... hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos que estão lendo o blog e deixando mensagens.Fico bem contente!

    Silvia, tem que vir conhecer sim! Na tua próxima vinda a Sevilha, dá um pulinho aqui! beijo!

    Rose! que legal, tu também tá seguindo o blog! Não sabia que vocês tinham vindo à Itália no ano passado! Na próxima vez avisa. um beijão!

    Sandro, tem razão, é muito mais bonita que Bali, hahaha! Na verdade chamam o sul da Puglia de Maldivas italianas, pela beleza do mar. Te mete! hehe. um beijo!

    ResponderExcluir
  7. beautiful photos. i love seeing photos of other countries. new follower on google, and i'd be honored if you followed back. :0) cheers from usa!
    xoxo
    jasmine
    AdamAlexMommy

    ResponderExcluir
  8. Deni parabéns pelo Blog.
    Vou passar alguns dias do próximo verão nesta região.
    Você pode me sugerir em qual cidade me hospedar? são todas encantadoras e quero fazer um ponto de parada para conhecer a região.
    Obrigada Heloisa

    ResponderExcluir
  9. Deni, adorei o blog!
    Estou preparando meu roteiro e gostaria de sugestão! Pretendo ficar 2 noites em Lucera, 2 em Trani e 3 em Lecce para conhecer estas regiões. Quantos dias acha necessário para conhecer Matera e cidades próximas? Apos sigo para Maratea ou Amalfi. O que acha? Adoraria ter suas sugestões. Grata,

    ResponderExcluir